Selecção por Competências

As organizações procuram talentos e os talentos procura por oportunidades, o casamento dessas duas variáveis proporciona sucesso organizacional. Porém para que este casamento se efectue é necessário que ambos cumpram bem os pressupostos para que essa união se efective.

Segundo Bohlander et al (2003), ‘selecção de pessoas é o processo de escolha entre os indivíduos com qualificações que atendam aos requisitos do cargo e as necessidades da organização’.

Quando falamos de seleção de pessoas estamos exatamente a pensar na melhor pessoa para ocupar determinada vaga dentro de uma organização, daí a necessidade de pensar em características e habilidades para o posto pretendido. Portanto, temos a necessidade de estabelecer procedimentos de seleção de pessoas, tal procedimento permite que o método seja imparcial com objetivo de selecionar uma nova pessoa para a organização.

Dentro dos procedimentos estabelecem-se critérios tais como: desempenho em potencial, lealdade, comprometimento organizacional e habilidades.

Como fazer a selecção olhando para os critérios?

  1. Revendo um currículo,
  2. Experiência profissional
  3. Habilitações literárias
  4. Formulários de inscrição
  5. Cartas de intenção
  6. Referências de outros postos ocupados
  7. Testes psicométricos
  8. Entrevistas
  9. Teste de competências

As pessoas devem, portanto, ser recrutadas e seleccionadas com a maior competência possível, já que as falhas nesse processo podem comprometer outras acções de gestão a serem desenvolvidas posteriormente (GIL, 2001).

De origem das ciências jurídicas o termo competências num primeiro momento nos remete a ideia de um reconhecimento social sobre a capacidade de alguém pronunciar-se a respeito de determinado assunto e utilizado posteriormente para qualificar o indivíduo que é capaz de realizar certo trabalho.

A autora renomada na área de gestão de pessoas Fleury conceitua competências como sendo o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que justificam uma alta performance, acreditando-se que os melhores desempenhos estão fundamentados na inteligência e na personalidade das pessoas.

Ao falarmos de seleção por competências temos de prestar atenção na área de negócio que a empresa atua, exemplifico da seguinte maneira: se o nosso ramo de atuação é o automobilista precisamos de perceber o nível de interesse dos candidatos pelo automobilismo, se gosta carros, qual é o motor mais veloz, os tipos de motor, tudo isso nos ajuda a retirar a subjetividade do próprio processo.

As competências geralmente estão ligadas ao bem fazer, ou seja, fazer para dar desempenho, então ao selecionarmos alguém precisamos exatamente perceber o nível de execução real ou em potência dos candidatos. Quando temos essa percepção nossas escolhas serão assertivas e trarão os melhores talentos para as organizações.

A BUMBARiCOM existe para intermediar no mercado de trabalho a relação entre empresas e candidatos ao emprego, colocamos a disposição de ambos uma ferramenta eletrônica, que lhes possibilite procurar e divulgar vagas de empregos, estágios e trabalho temporário.

Adsense

Contacte-nos

BUMBARiCOM.
Condómino Jardins do Éden, Rua das Begônias Casa N.º 161 | Luanda – Angola
+244 941 382 558
geral@bumbaricom.co.ao